terça-feira, 19 de setembro de 2017

Prévia de Decisão - As opções táticas de Grêmio e Botafogo

Pois chegamos à decisão do semifinalista da Copa Libertadores da América. Grêmio e Botafogo, que ao meu ver junto com Corinthians e Santos, jogam o melhor futebol do Brasil neste ano disputam essa vaga. E nesse jogo veremos novamente dois estilos diferentes de MODELO DE JOGO. Enquanto o Grêmio tem por princípio a posse de bola, a troca de de passes com qualidade, a movimentação, até encontrar o melhor espaço, o Botafogo costuma jogar no sentindo oposto, sem a posse da bola, buscando as saídas em contra ataque com velocidade, sendo um time reativo. Os números deste ano apresentados pelo Footstats na imagem abaixo comprovam isso. O Grêmio com seus principais números no ataque, através de posse de bola, passes e quantidade e qualidade de finalizações, que espero que se repitam amanhã, pois sabemos da deficiência nos últimos jogos. Já o Botafogo com o foco na defesa, com muitos desarmes e lançamentos para buscar o contra ataque em velocidade.  Talvez devido as circunstâncias de jogo podemos ter alguma surpresa no estilo de jogo, mas eu não acredito.


Vejo que na partida de volta ambos times tem duas opções cada para iniciar a partida. O Grêmio com a indecisão sobre Luan e o Botafogo com a dúvida entre Matheus Fernandes e Leo Valencia. 

Caso Luan jogue, o Grêmio manterá seu padrão desde o ano passado, com a formação de 4231, onde Michel e Arthur são os volantes, Ramiro na direita, Luan centralizado e Fernandinho na esquerda substituído Pedro Rocha. Sei que pela esquerda não é o melhor posicionamento de Fernandinho, mas hoje vejo como a primeira opção de Renato.

Posicionamento padrão do Grêmio com Luan.

Mas caso Luan não jogue, e Leo Moura que foi seu substituto nas últimas partidas (não no posicionamento, pois vimos Ramiro atuar pelo meio e Leo Moura pela direita), acho que Renato alterá um pouco o esquema. Acredito que Michel fique centralizado, sendo posicionado na frente da zaga. Em uma linha um pouco a frente, Arthur pela esquerda e Ramiro pela direita ficaria como meias centrais, com funções de armação, e abertos com Fernandinho (agora sim na direita) e Everton (ou pequena probabilidade de Arroyo na esquerda). Esse posicionamento não sobrecarrega um meia central, o que o Grêmio não tem para substituir Luan, e faz com que Arthur possa avançar mais, com dois pontas como opção de velocidade. Isso não será novidade para o Grêmio, que já jogou assim algumas vezes quando Maicon entrava na equipe.

Time do Grêmio sem Luan e sem Leo Moura.

Já o Botafogo jogará sem desfalques. A grande dúvida está entre a manutenção do jovem volante Matheus Fernandes, principal roubador de bola do Botafogo, ou então a manutenção de Leo Valencia como meia. Acredito que Jair Ventura escale Matheus Fernandes, pois assim manterá o time que mais atuou na temporada e que teve os melhores resultados. Em linhas gerais o Botafogo defende em duas linhas de 4. Eventualmente quando joga João Paulo joga no 4 1 4 1, com Matheus Fernandes sendo o volante que fica e Pimpão recuando pela esquerda, Bruno Silva na direita, com Lindos e João Paulo centralizados. No ataque, Pimpão abre pela esquerda, se aproximando de Roger e Bruno Silva pisa na grande área pela direita. João Paulo e Lindoso ficam mais. 

Formação considerada titular do Botafogo.

Já com Leo Valencia, as características não mudam muito. O que muda é o posicionamento dos jogadores, onde Bruno Silva joga em linha com Lindoso como dupla de volantes, mas Bruno sempre saindo mais. Mais a frente terá João Paulo na esquerda e Leo Valencia pela direita avançando mais, mas ambos recompõe na linha de quatro defensores do meio. Com essa formação, o Botafogo perde o poder de marcação e ganha em velocidade.

Esquema do Botafogo com Leo Valencia.

Agora é aguardar e ver como será esse grande jogo, que comentarei por aqui!
Se gostou me segue no Twitter @mwgremio.

Agradecimento especial ao botafoguense Bernardo Lima (@carlosbernardoL) que me ajudou na análise do Botafogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário